domingo, 9 de junho de 2013

COMUNIDADE NOÉTICA




No episódio bíblico em que D'us ordenou a Nôach que a arca fosse construída, com o intuito de livrá-lo da destruição do mundo pelas águas do Mabúl [Dilúvio], apenas Nôach, sua esposa, seus filhos e as esposas destes foram salvos; uma geração toda que se encontrava degenerada a ponto de até mesmo corromperem a própria terra, pereceu sob esse decreto de HaShem. 

Muitas lições podem ser tiradas, e uma delas compartilho: uma família, formada por oito pessoas, e não apenas um indivíduo foi livrado. 

Assim funciona o sentido de comunidade: o sentimento comunitário, algo tão esvaziado em nossa atual sociedade – onde o culto ao ego, e ao individualismo predominam, precisa sim ser colocado em prática pelas nações do mundo e, os Bnei Nôach estão inseridos nessa retificação a ser realizada. Pois, se partimos do chamado tikun Hamidot [a retificação de nosso traços de caráter], isso, em nível individual, igualmente devemos pensar o Tikun Olam a ser feito.

Comunidades noéticas têm se formado  em vários lugares do mundo, e aos poucos, o Código Universal tem sido divulgado por pessoas sérias e comprometidas com a propagação do verdadeiro monoteísmo; mas, por se tratar de algo “novo”, países como o Brasil ainda deixam muito a desejar em relação a formação de uma comunidade de Bnei Nôach.

O processo ainda está no início Os noéticos aqui no Brasil, são relativamente poucos, espalhados, e ainda falta muito  diálogo sobre a construção de um comunidade em nível nacional, estadual, ou seja lá o que for.

Mas, o que fazer para sair desse impasse? Acreditam, alguns, que falta  apoio por parte dos Rabinos e da comunidade judaica como um todo, e que seja isso um dos problemas para o Noahismo. Será isso verdade? Ou será que os próprios noéticos tem se preocupado na resolução de tal impasse, apenas arrumando desculpas várias ?


 Um exemplo a ser seguido.



Penso que cabe aos noéticos saírem de suas “zonas de conforto” e começarem a colocar a “mão na massa”, já que trabalhar em prol disso é algo que  trará benefícios para nós mesmos, se D’us quiser. Aliado a esse possível desinteresse, há sim, as dificuldades a serem superadas. Pois os noéticos, muitas vezes, se encontram em pontos distantes – fisicamente falando, um do outro. Acredito, porém, que uma das soluções seria os noéticos se reunirem para trabalhos conjuntos, por diversas localidades. Se , no momento, é impossível reuniões que venham fortalecer os “laços comunitários” em nível nacional, poderiam sim, ser pensado essa união [kiruv = em hebraico] em níveis menores, como por exemplo, por Estados ou cidades.

O contato mútuo e constante entre os noéticos é algo também que tem deixado a desejar. Cada um deveria se permitir conhecer outros noahides, manter contatos com mais frequência, estando todos mais próximos, tanto entre os Bnei Nôach, quanto em relação aos Rabinos e demais judeus que tem nos apoiado nessa caminhada. 

Com certeza, os meios virtuais são um meio de comunicação importante e tem sido desempenhado um papel fundamental na divulgação do Código Noéticos; porém, não devemos nos limitar a esses meios virtuais, pois se tecnologia pode ser usada para o bem maior – leiam: para o observar a Torá de HaShem, isso é apenas um meio utilizado e não um fim em si mesmo.

Assim, estaremos sendo parceiros do povo judeu no apressar a vinda de Mashiach. Que, através de sua história e experiências de vida na atualidade, nos dá o exemplo de que, em comunidade, podemos continuar nossa caminhada, trilhando as veredas da Torá, por meio do apoio mútuo e da observância atenta e zelosa aos mandamentos instituídos por HaShem.

Em comunidade, vários dos potenciais, incluindo a observância de várias práticas condizentes com o que HaShem deseja de nós, seriam praticadas de uma forma mais coesa e abrangente.  

O vislumbrar disso, quando cada noético vivenciar alguma dificuldade devido ao seu estado de isolamento, poderia [e deveria] sentir de incentivo para os que sequer tocam nesses assuntos. Um exemplo: nas dificuldades de convivência em família, que na grande maioria das vezes, não segue os preceitos dos Bnei Nôach, em ocasiões como as festas idólatras que acontecem no mês de Dezembro, um ben ou bat Nôach, se houver uma comunidade que o ampare, poderá ter um sentimento bem menor de impotência frente a tais situações. 


Em comunidade, as coisas serão diferentes, se D’us quiser. Nos períodos em que o povo judeu enfrentou várias dificuldades através de perseguições, como o exemplo de holocausto, a união e o apoio comunitário foram essenciais para a resistência frente aos opressores, bem como isso serviu também para que várias vidas fossem poupadas.


Devemos, assim, emular o povo judeu,  em todos os sentidos cabíveis aos Bnei Nôach, e o valor dado ao sentimento de comunidade é uma dessas emulações a serem feitas. Sim, meus caros, isso é um desafio para todos nós. Assim, a construção de uma comunidade noética - no verdadeiro sentido da palavra é algo que se apresenta como urgência. As etapas a serem seguidas não são fáceis; muito trabalho há pela frente mas, são os desafios que se colocam frente a nós, que nos fazem crescer, B'H.


Se centros de referência noahides  tem sido criados em várias partes do mundo, isso não aconteceu com as pessoas apenas “desejando” que isso fosse uma realidade; mas, com muito trabalho, esforço e dedicação e Baruch HaShem, um centro noahide como esse se tornou algo vivo e foi concretizado. Agora, que tal começarmos [nós os Bnei Nôach] a trabalhar em torno de algo parecido - aqui no Brasil?    

8 comentários:

  1. Gostei muito do texto e do blog, está de parabéns. Concordo que temos muito que batalhar pela divulgação das leis noéticas e ainda mais em nosso país que, além de ser idólatra e de grande extensão territorial, ainda temos o impasse dos meios virtuais como você mesmo bem disse, que nem com isso muitas vezes podemos contar, pois em muitos lugares no Brasil, esse meio não existe ou existe de uma maneira não satisfatória. Cabe a nós noahides despertar esse desejo à outras pessoas, divulgando as leis e vivendo a vida de acordo com ela. Shalom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, caro Wagner Araújo. Que façamos a nossa parte, se D'us quiser. Tudo de bom.

      Excluir
  2. magnigico.e o meu grande problema,estou em panico..em crise.se saber o que fazer pois ainda não estou emcomuidade.minha familia nao imagina nada disso.sou aprimeira a descobrir averdade.nao sem muito sofrimento e claro.muita dor.pessoas estão me afroantando sempre.ja sofri bulling.pressoes.e estou so.com medo.por isso socorro

    ResponderExcluir
  3. Devido ao fato De Ter Poucos B'nei NoaH no brasil
    Seria mais facik nos se encontrarmos em uma sala virtual

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Somos poucos, sim. Sou um recente ex-cristão. Me sinto meio perdido e isolado (logo eu que vivi uma vida religiosa tão intensa). Seria interessante criarmos vínculos, através da internet, inicialmente (whatsapp, facebook, etc), posteriormente nos encontrarmos.

      Excluir
  4. Olá pessoal, sou o mais novo Ben noah, e estou aqui em Porto seguro Bahia

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal, sou o mais novo Ben noah, e estou aqui em Porto seguro Bahia

    ResponderExcluir
  6. Somos poucos, sim. Sou um recente ex-cristão. Me sinto meio perdido e isolado (logo eu que vivi uma vida religiosa tão intensa). Seria interessante criarmos vínculos, através da internet, inicialmente (whatsapp, facebook, etc), posteriormente nos encontrarmos.

    ResponderExcluir